terça-feira, 7 de julho de 2009

Sporting 4

No seguimento desta overdose sobre o Sporting não podia deixar de falar da mítica Juventude Leonina. Em tempos, que já me parecem de outra reencarnação, fiz parte desse bando de malucos. Na altura, os filhos do João Rocha eram os "bosses". Com o fumo, as bandeira e o pano gigante a passar, praticamente não se viam os jogos, mas isso era o menos importante. Cheguei a ter uma bandeira com 3 metros de altura, nesse tempo podia-se entrar com paus para dentro do estádio. Com paus, pedras, cocktails molotovs ou granadas que ninguém se importava. Os jogos da UEFA eram às 21h e nós iamos para o estádio às 14h. Tinhamos de ficar 3 horas em pé aos empurrões até entrarmos. A Juve Leo fazia sempre umas animações antes dos jogos. Foi numa dessas animações em que eu estava de tal maneira animado que não reparei num tipo que me empurrou bancada abaixo até ficar pendurado com a mão no arame farpado. Ainda hoje ostento com orgulho essa cicatriz. É o meu ferimento de guerra. Sim guerra, a Juve Leo foi a minha tropa. Ir ao estádio da Luz nesta claque equivalia a uma ida de barco para o Ultramar.
Não me conformo com o nosso novo estádio. Quem foi o iluminado que se lembrou de adjudicar a obra a um benfiquista encartado como o Taveira?! O Sporting supostamente é o clube dos tios queques, com bom gosto, mas afinal deve haver muitos pé de chinelo infiltrados. Sempre que me aparece o Estádio de Alvalade no horizonte apanho um susto. Aqueles azulejos são grotescos, aquilo é o cúmulo da pirosada, é de um mau gosto infausto! Outra coisa incomprensível é o fosso. Como os árbitros são uns queridos para o Sporting respondemos com amor e proporcionamos as melhores condições do mundo aos profissionais do apito. Não vão eles, coitados, sentir-se pressionados pelos adeptos enfurecidos. Se eu fosse um árbitro comprado escolheria sempre Alvalade para ir explanar a minha corrupção.
A expressão "Salvo pelo gongo" aplica-se bem ao Boloni mas trocando o "gongo" por "Jardel". Este Romeno estava destinado a ser mais um treinador "erro de casting" para a vasta colecção do Sporting não fosse o Jardel cruzar-se no seu caminho. Nas primeiras jornadas, antes de aparecer o "salvador da pátria", já se viam lenços brancos em Alvalade. O Jardel pode ter muitos defeitos mas que o Sporting e o Boloni lhe devem um campeonato e uma taça, ai isso devem!
Este boneco foi dos últimos que fiz para o livro Caretas do Sporting já naquela fase do despachar para o livro ir para a gráfica.
Aquelas folhas que ele está a arrancar são do bloco de notas que mais tarde deram em livro, um bestseller.

6 comentários:

Nelson Santos disse...

Depois daquele desaire no Sábado na floresta de Nottingham agradeço que não coloques mais posts do Sporting!

Gon disse...

Este teu blog está realmente muito verde, a ver vamos se é desta que ganhamos o campeonato com "tranquilidade" hehe.. Abraço!

J.BOSCO disse...

Bem expressiva esta carica, mestre Pedro Ribeiro!!
abraços

Francisco Martins disse...

Lol, parto-me sempre a rir com os teus textos! Excelentes cartoons e caricaturas como sempre!

Francisco

Vídeo Lagarto Man disse...

Grande malha estes desenhos!
Confesso que partilho a opinião sobre o estádio, embora não tenha coragem para o admitir tão frontalmente!
Hoje em dia é muito mais cómodo e seguro ir ao futebol, mas antigamente tinha muito mais mística, as horas e horas à espera para entrar, apertos, ver o aquecimento com o mesmo entusiasmo que se via o jogo, etc...
Hoje em dia chego 10 minutos antes e acho uma seca ter de esperar pelo apito inicial!
Estou um comodista...
Abraço

Opinião feminina disse...

O estádio realmente é muito feio por fora, mas por dentro é lindo!