terça-feira, 5 de maio de 2009

Encomendas

De vez em quando lá aparecem umas encomendas de caricaturas de pessoas normais, particulares, anónimas, desconhecidas do grande público, para oferecerem de presente a amigos, pais, noivos, etc.

O problema neste tipo de caricaturas é que temos ali na hora o feedback do cliente. Percebemos logo se gosta ou não do boneco. A vantagem dos Sócrates, Obamas e Sarkozys é que não fazem reparos nem pedem alterações.

Outro problema são as imagens que nos mandam. Não têm a mínima noção de que sem boas imagens é impossível fazer boas caricaturas. O segredo está nas imagens e o resto é conversa!
A situação ideal para uma caricatura é ao vivo. Mais ideal ainda é sermos nós a tirar as fotografias do visado. Ainda, mas ainda mais ideal, o cúmulo do ideal, seria termos o modelo instalado em nossa casa, fechado num armário no nosso atelier, à nossa disposição sempre que tivéssemos dúvidas sobre um nariz ou sobre uma boca.
Nestas encomendas muitas vezes pedem-nos apetrechos. Não nos limitamos à cara temos de fazer imensa tralha à volta. Já deu para perceber, com tantos problemas que tenho levantado, que estas encomendas não são o meu género favorito. Mas não as deixo de fazer, também têm graça.

Esta última foto não tem nada a ver com o tema das encomendas, tem a ver com o post anterior a este. É a fotografia de família de alguns dos participantes da exposição e da tertúlia "Liberdade é um risco". Correu muito bem.

7 comentários:

Bruno Taveira disse...

Olá Pedro.
Muitas boas as tuas caricaturas...
A foto de familia ficou porreira pá! eheheh...foi uma tarde porreira deu para conhecer os FECO`S ao vivo e a cores e trocar uns "traços", para a próxima tem de haver um jantar...
Grande Abraço
Taveira

Francisco Martins disse...

Haha!
Não sou caricaturista, mas compreendo perfeitamente que o segredo esteja na foto...Com fotomontagens passa-se obviamente a mesma coisa. Nas ilustrações que tem por inspiração uma foto é também igual. Sempre gostei de desenhar pessoas - caras e corpos -ao vivo. è muito melhor do que usar uma fotografia...a luz real, que muda à medida que o tempo vai passando é demasiado preciosa para poder ser capturata pela câmara. E essa ideia de enfiar o modelo num armário para poder pintar sempre que fosse necessário...não está nada mal pensada!

Francisco Martins
www.subversivetales.blogspot.com
wwww.subversivetales.com

Já não acredito no vídeo disse...

Boas caricaturas de anónimos.
Está na altura de encomendar, gratuitamente, uma caricatura do maior comentador do blog. Acho que era justo.
Disponibilizo-me para estar em tua casa quando precisares, devidamente acomodado na sala nova, com um pires de tremoços e minis sempre disponíveis.
Abraços

PRF - Traços Gerais disse...

Valha-me Deus!

Alguém arranjou um boneco com a minha pessoa e anda a espetar-lhe agulhas? Ando amaldiçoado, têm-me acontecido coisas do Arco da Velha!!! Quem estiver a fazer Voodoo comigo acabe imediatamente!!! Além de estar com uma espécie de gripe suína, todos os meus trabalhos de caricatura e cartoons foram à vida com o disco do meu computador! E parece-me que irredutívelmente. O técnico informático anda à volta do computador hà 3 dias e nada. Tinhas backups perguntam-me vocês...NÃO! respondo eu. Todos os meus bonecos dos últimos 10 anos foram à vida! Só me resta rezar ao Santo António para que o técnico recupere o disco!

Se o homem não recuperar a bonecada, este blogue está condenado!

Valha-me Deus!

Ziza disse...

O trabalho desapareceu , o desenho desapareceu ,
os lápis desapareceram.

TUDO DESAPARECEU!!!!!

Gon disse...

Boas caricas Pedro!
também não é o meu trabalho preferido, é sempre dificil contentar os clientes, especialmente aqueles que se acham feios e com pouco sentido de humor!..

Stan D. disse...

The one w/ the guitar is very nice